quinta-feira, 8 de dezembro de 2016


10 jardins botânicos que pedem                                          uma visita...



Redutos de natureza no meio das cidades, eles têm roteiros de trilhas, coleções de plantas raras, animais e atividades educativas para toda a família.


Passeios na mata, piqueniques, saídas fotográficas e oficinas de sustentabilidade são exemplos das muitas opções de lazer que os jardins botânicos oferecem. Sabia que existem 34 deles espalhados pelo Brasil, geralmente em centros urbanos?


“Eles são ilhas de paz, segurança, contemplação e contato com a natureza, coisas que perdemos no dia a dia das cidades”, explica o ecólogo Evaristo Eduardo de Miranda, autor de Jardins Botânicos do Brasil (Metalivros).
Esses locais são mais importantes do que a gente imagina. Eles resgatam e preservam espécies necessárias para produção de medicamentos. Além disso, foram os locais de aclimatação de frutas como a banana, manga, melancia, maçã e morango, entre outras, o que permitiu que elas fossem trazidas de fora e cultivadas no país.
Tem mais: todos os jardins botânicos têm programas de educação ambiental e disponibilizam inúmeras atividades para o público! Por isso, são espaços especiais para serem visitados com a família.
A seguir, listamos os 10 principais jardins botânicos do Brasil:


São Paulo – SP



10 jardins botânicos que pedem uma visita

Localizado na Zona Sul da cidade, o jardim botânico (foto acima) preserva plantas da Mata Atlântica e Cerrado, além da vegetação remanescente das margens do Riacho do Ipiranga. O jardim tem estufas com espécies da flora local e de outras regiões do país; o Lago das Ninféias, com plantas aquáticas que abrem pela manhã e fecham à tarde; o Jardim dos Sentidos, com flores exuberantes e cheirosas; o Museu Botânico, com curiosidades sobre as plantas; e uma nova EcoBrinquedoteca, que oferece oficinas e atividades educativas para crianças e adultos. Com sorte, é possível ver animais como bugios, saguis e até bichos-preguiça!
Visitação: de terça-feira a domingo e feriados, das 9 às 17 horas
Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031 - Vila Agua Funda, São Paulo - SP, 04301-902
Telefone:(11) 5067-6000

Ingresso: R$ 6,00


Rio De Janeiro – RJ


Rio de Janeiro


Ao lado do bairro da Gávea, na Zona Sul, impressiona os visitantes logo na entrada, com suas palmeiras imensas da época de D. João VI. Entre as atrações estão as visitas temáticas, que podem ser guiadas ou não, pela trilhas Das Artes, Histórica e Das Árvores Nobres (de até 2 horas cada); o Museu do Meio Ambiente, com exposições temporárias, debates e programas educativos; o Espaço Tom Jobim, com apresentações de música, dança e teatro; e o novo Centro de Visitantes, que traz um pouco da história do local com holografias de personagens importantes e projeções interativas.
Visitação: segunda-feira, das 12 às 17 horas, e de terça a domingo, das 8 às 17 horas

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1.008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro | Tel.: (21) 3874-1808

Porto Alegre – RS


Porto Alegre
São 3 mil exemplares de plantas, entre elas 150 espécies ameaçadas de extinção no estado, nos 39 hectares da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, onde fica o jardim botânico. Os visitantes podem se aventurar em uma das muitas trilhas, fazer piqueniques, comprar mudas ou simplesmente descansar, além de visitar o Museu de Ciências Naturais. Todo semestre o espaço promove o evento JardinAção, com oficinas, debates, apresentações de música, dança e cultura local.
Visitação: de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17 horas

Endereço: Rua Dr. Salvador França, 1.427, Jardim Botânico, Porto Alegre | Tel.: (51) 3320-2027 

Curitiba – PR

Curitiba
Com sua grande estufa de metal e vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres e jardins em estilo francês, é cartão-postal da cidade e a principal atração de Curitiba. De fácil acesso por ônibus ou carro, você pode visitar o espaço para exposições, a biblioteca e o auditório, além de fazer trilhas que exibem vegetação da mata local. Há ainda o Jardim das Sensações, com plantas de textura e aromas diferentes. Os guias recomendam que o passeio seja feito com uma venda nos olhos! Fique de olho no horário diferenciado para esse passeio: de terça-feira a domingo e feriados, das 9 às 17 horas.
Visitação: todos os dias, das 6 horas às 19h30

Endereço: R. Engenheiro Ostoja Roguski, s/ n°, Jardim Botânico, Curitiba | Tel.: (41) 3362-1800

Tibau do Sul – RN

Pipa
O jardim botânico faz parte do Santuário Ecológico de Pipa e, diferente de outros que ficam no meio da cidade, preserva a flora apenas em seu habitat natural. O local oferece 16 trilhas pela mata e em torno das falésias, escarpas que encontram o mar, com vista para as praias do Curral, do Canto e do Madeiro. Os mirantes oferecem vistas panorâmicas e você ainda pode observar tartarugas marinhas e golfinhos! Programe-se para quando a maré estiver cheia, porque os golfinhos chegam mais perto das barreiras. Fica no litoral sul do estado, a 86 km de Natal.
Visitação: todos os dias, das 8 às 17 horas

Endereço: Praia da Pipa, Tibau do Sul | Tel.: (84) 3201-2007

Belo Horizonte – MG

Belo Horizonte
Assim como o Museu de História Natural, o jardim botânico faz parte do Instituto Agronômico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fica pertinho da estação Santa Inês do metrô. Agende caminhadas na mata: você pode avistar macacos-pregos, micos-estrela, pica-paus e beija-flores, além da “árvore dos desejos”, nome que os índios davam ao jequitibá. O museu oferece exposições temporárias e fixas sobre temas como Arqueologia, Paleontologia e Cartografia, bem como oficinas educativas e passeios pelo Jardim Sensorial, que busca despertar olfato, visão e paladar por meio de plantas do dia a dia. Todo ano, o museu organiza uma colônia de férias no inverno, além de promover visitas à noite, para observação da lua cheia.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e sábados e domingos, das 10 às 17 horas

Endereço: R. Gustavo da Silveira, 1.035, Santa Inês, Belo Horizonte | Tel.: (31) 3409-7650

Santa Tereza – ES

Espírito Santo
Nada menos que 77 mil m2 de área verde rodeiam o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que fica na região serrana do estado e é famoso por reunir um grande número de beija-flores. Aliás, é possível saber mais sobre eles no Museu dos Colibris, parte do jardim. O local também é um prato cheio para observadores de aves, atraídas pelas árvores frutíferas plantadas ali. A área de mata tem um jardim rupestre, viveiros de animais e mesmo um ofidiário, que expõe diversas espécies de cobras. Há ainda um estande de orquídeas, um pavilhão de botânica e a Casa das Epífitas, onde se encontram plantas como bromélias, cactos, samambaias e orquídeas. Fica no centro da cidade.
Visitação: de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas

Endereço: Av. José Ruschi, 4, Santa Tereza | Tel.: (27) 3259-1182

Belém – PA

Belém
O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, criado em 1985, é o jardim mais antigo do Brasil. Fica no centro de Belém e tem 5,2 hectares, 2 mil espécies vegetais e 1 mil de animais amazônicos, incluindo a arara-azul, o macaco-prego, o jacaré-açu e a onça-pintada. Entre as plantas, destaque para o caiauê, a “planta que anda”. Ela percorre até 10 metros por ano em busca de sol! O museu ainda oferece exposições, feiras de artesanato e atividades educativas sobre a fauna, a flora e o folclore da região.
Visitação: de terça-feira a domingo e feriados, das 9 às 17 horas

Endereço: Av. Magalhães Barata, 376, São Brás, Belém | Tel.: (91) 3182-3240

Recife - PE

Recife
O jardim botânico, restaurado recentemente, tem um orquidário com 250 espécies, trilhas ecológicas, espaços com plantas tropicais e medicinais e um Jardim Sensorial. Também é possível visitar o melipolinário no meio da mata, onde abelhas sem ferrão típicas da região são cultivadas, e o novo núcleo de educação, com exibição de vídeos e laboratório aberto ao público. A exposição de cactos e bromélias chama a atenção dos visitantes.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, e sábados e domingos, das 9 horas às 15h30

Endereço: BR-232, km 7,5, Curado, Recife | Tel.: (81) 3355-0002
Brasília – DF

Brasília
O espaço ao ar livre é formado por diversos jardins menores, como o Jardim de Cheiros, onde o visitante tem contato com ervas medicinais, aromáticas e condimentares que podem ser tocadas e até comidas; os Jardins de Contemplação, que representam os seis biomas brasileiros (mata atlântica, cerrado, pampas, floresta amazônica, pantanal e caatinga); e o Jardim Japonês. Há ainda área de piquenique, trilhas para observação de plantas e animais, a Casa de Permacultura, que ensina práticas de sustentabilidade, a Biblioteca do Saber, que oferece oficinas e vídeos, e um horto medicinal com visita guiada.
Visitação: de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30

Endereço: SMDB, Área Especial, Lago Sul, Brasília | Tel.: (61) 3366-2141

Nenhum comentário:

Postar um comentário